Cold Mountain

Nicole Kidman contracena com Renée Zellweger e com Jude Law neste drama épico sobre a Guerra Civil Americana. Inman (JUDE LAW), um soldado confederado que, ferido em uma batalha, luta para voltar para casa e encontrar a mulher que ama, atravessando sozinho uma nação inteira em guerra.

Enquanto faz essa difícil viagem de volta para sua amada Ada (NICOLE KIDMAN), Inman se depara com escravos e rebeldes, livra-se de soldados e caçadores de recompensas e encontra amigos inesperados e inimigos perigosos ao longo do percurso.


Gênero Romance
Atores Brendan Gleeson, Donald Sutherland, Eileen Atkins, Giovanni Ribisi, Natalie Portman, Nicole Kidman, Philip Seymour Hoffman, Ray Winstone, Renée Zellweger, Jude Law,
Direção Anthony Minghella,
Idioma Português, Inglês, Espanhol,
tTtulo original Cold Mountain
Ano de produção 2003
País de produção Estados Unidos,
Duração 154 min.

Curiosidades:

* Inicialmente a MGM iria co-produzir Cold Mountain com a Miramax Films, mas devido a desentendimentos entre os estúdios com relação ao orçamento a ser disponibilizado para o filme a MGM decidiu deixar o projeto.

* Este é o segundo filme em que o diretor Anthony Minghella e o ator Jude Law trabalham juntos. O anterior fora O Talentoso Ripley (1999).

* Os atores Tom Cruise e Nicole Kidman estiveram em negociações para estrelar Cold Mountain, mas não ao mesmo tempo. Cruise inicialmente esteve em negociações para protagonizar o filme, sendo que após sua saída do projeto Kidman acertou sua presença no longa-metragem.

* Também estiveram cotados para Cold Mountain os atores Matt Damon, Eric Bana, Josh Hartnett, Leonardo DiCaprio, Julia Roberts e Cate Blanchett.

* Jack White, vocalista da banda The White Stripes, faz parte do elenco do filme.

* A atriz Nicole Kidman realmente tocou piano em suas cenas no filme.

* O orçamento de Cold Mountain foi de US$ 83 milhões.

* Dados sobre as duas canções indicadas ao Oscar®:
You Will Be My Ain True Love, escrita e composta por Sting
Interpretada por Alison Krauss

The Scarlet Tide, escrita por Elvis Costello e Henry Burnett
Interpretada por Alison Krauss

* Alison Krauss interpretou canções em outros filmes:
O Sorriso de Mona Lisa (2003): canção What'll I Do

Divinos Segredos (2002): canção Sitting in the Window of My Room

O Príncipe do Egito (1998): canção Humanity

* Notas sobre a adaptação do romance:
Quando o diretor Anthony Minghella leu Cold Mountain, achou a história mítica, recheada de sentimentos profundos e de revelações - e sua reação, intensa e pessoal, surpreendeu o diretor. O livro parecia relatar uma história sobre a Guerra Civil e eu não tenho exatamente interesse em histórias de guerra. Mas logo percebi que era muito mais, afirma. É sobre a volta da guerra e os efeitos da brutalidade da guerra, e sobre o caos no mundo longe dos campos de batalha, no das famílias e das amizades. Entendi que estava num território muito convincente - e inteiramente novo.

O roteiro de Minghella, baseado em Cold Mountain, concentrou-se na sobrevivência entrelaçada de Inman, Ada e Ruby - cada um conduzido por uma coragem surpreendente e pela força do amor, da amizade e do desejo de paz. No final das contas, o roteiro ganhou a bênção de Charles Frazier, o que foi essencial para o diretor. E também impressionou o produtor Sydney Pollack, que diz: Anthony foi capaz de fazer a adaptação inteiramente a seu modo, sem jamais violar a intenção do autor. De certa forma, ele re-imaginou e re-sonhou o mundo inteiro do romance em seu roteiro. Tem tudo que eu e Anthony apreciamos: é uma história de amor, mas é também uma odisséia que testa seus personagens principais de todas as maneiras possíveis.

Resumindo, Charles Frazier diz: Acho que Cold Mountain é uma reflexão sobre o que tememos e o que desejamos, sobre como reagimos à violência individualmente e como nos afastamos da violência e nos aproximamos da paz. A difícil jornada de Inman é em direção à sua visão pessoal de paz, de lar e da vida que anseia. Essas coisas não são particularmente atreladas ao tempo. A Guerra Civil me deu um pano de fundo muito concreto para esta história, mas essas coisas estão sempre conosco.

No comments: